quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Histórias de Bullying: Ana Paula Correia

ps.: Tirei essa história de um tumblr e eu achei linda e guardei como texto no meu computador estou procurando loucamente o tumblr, mas ainda não achei. Caso alguém já tenha visto essa história e saiba o tumblr, me passa por comentário.

"Eu tinha uns 10/11 anos quando mudei de escola. 
Como os grupos já estavam formados era meio difícil fazer amizade lá. Até que eu conheci um grupinho de garotas super legais e que me acolheram "bem". Mas com o tempo as agressões verbais por meio de "indiretas", como hoje é chamado começaram a acontecer. Gorda, feia, esquisita e coisas do tipo. Então eu comecei a me afastar desse grupo que realmente só me fazia mal. 
Eu chorava inúmeras vezes em casa, mas eu achava inútil contar para a minha família sobre tais agressões. Na época é claro, era chamada "zoação", hoje é bullying. Havia uma em especial no grupo (que prefiro não citar nomes) ria da minha cara compulsivamente, isso me irritava e me fazia mal é claro. 
Eu nunca fui a mais bonita na classe e sempre fui gordinha. Com o tempo a imagem de feia na minha cabeça se tornava algo tão nítido que comecei a ter um complexo de beleza, assim como acontece com a anorexia. Certo dia até tiraram uma foto de mim e ameaçaram mostrar para a sala toda. As piadinhas que inventavam sobre mim eram  de extremo mal gosto.
Com o tempo comecei a ter problemas te auto-estima, não queria mais sair de casa, não me olhava no espelho e não conseguia mais me relacionar com as pessoas. Quando os problemas começaram a se tornar sérios eu falei com a minha mãe, e ela ficou furiosa. Minha mãe quase ligou para a mãe de todas. Eu não quis que a minha mãe fizesse nada, eu acreditava naquela "lei do retorno". 
Minha mãe me levou no psicólogo, mas o problema estava na escola, nas garotas... Meu pai não queria me mudar de escola, então a situação só piorava. Então no 1º ano do ensino médio, depois de ser objeto de chacota por 4 anos eu mudei para o turno da noite e elas para a manhã. 
Aos poucos meu problema longe delas foi se resolvendo. Continuei indo ao psicólogo, e meus problemas de auto-estima melhoraram, e fui esquecendo sobre tudo aquilo. Então no 3º ano eu estava super recuperada, tinha feito amigas de verdade, e não vivia sem a minha psicóloga. Estava tão empolgada com a psicologia que foi o que eu escolhi para a minha vida. Comecei a me dedicar arduamente aos vestibulares de psicologia. 
Passei em 1º em duas universidades federais. Hoje com dois anos de psicologia eu entendo melhor o que aconteceu comigo e com elas. E tudo que eu quero é ajudar as pessoas que sofreram o mesmo que eu. Hoje eu soube que nenhuma delas entraram em universidades federais, e a que tanto me criticava nem em uma pública entrou. Na faculdade encontrei meu noivo, e para ele eu sou a pessoa mais linda do mundo. 
E o melhor ganhei um concurso de Miss na minha nova cidade. Já visitei inúmeros lugares no mundo: EUA, Espanha, Itália,França, Grécia, Canadá e Nova Zelândia. Moro em um apartamento com sete cachorros, e hoje eu sou mega feliz!"

Ana Paula Correia.

Bom, é essa a história, achei muito linda e é um super exemplo de superação. Então o meu concelho é se afastar do que te dói, e encontrar felicidade em coisas novas e prazeres novos. Se abra á coisa diferentes, sem ter medo do que vão dizer, encontrar pessoas que gostem de você de verdade e não deixar palavras te deixarem para baixo.

8 comentários:

  1. A repressão da sociedade nos faz mudar, essa história mostra bem isso, era uma garota gordinha e depois até um concurso de miss ela venceu! O bullying tem que acabar, posts como esse que você fez são muito importantes.

    http://tvfabulous.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. é Uma história triste mas ao mesmo tempo linda!
    Essa fase da vida é muito complicada, se não tiver uma cabeça boa, sofre muito msmo!!!
    Adorei o blog, bem diferente!!!

    Lá no meu tem um presente para blogueiras. Passe lá!!!

    http://loucasporluxo.blogspot.com/2012/01/novidade-blogueira-publicitaria.html#comment-form

    bjoos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, triste!!! Esse lance de bullyng é muito complicado... hj em dia os pais dão muito exemplos errados!
    Beijos,
    @sarahreinert
    http://vestindocorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que história linda! Adorei o post! Beijos, Dani

    www.amigaseafins.com
    @amigaseafins

    ResponderExcluir
  5. História linda e triste !
    Adorei

    beijo
    http://bolsadegarotabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa..muito tenso, eu já sofri bullying também. É triste. Parece que as pessoas só conseguem se sentir bem quando fazem a outra ficar pra baixo :/

    ResponderExcluir
  7. Incrível... Li esse texto como se alguém tivesse retratado minha vida, com algumas diferenças: nunca cheguei a contar para meus pais o que sofria no colégio. Eram xingamentos pesados, novos a cada dia, se os professores perceberam, fingiram não saber.
    As consequências foram horríveis. O que antes era uma menina alegre e comunicativa, se tornou uma garota tímida e que pensava em suicídio pelo menos uma vez ao dia. Até que houve a mudança de turno e conheceu outros alunos que não agiam de forma tao... degradante?
    Aprendi a sorrir aos poucos e a confiar nos outros (a autoestima estava no fundo do poço), voltei a acreditar, um pouco, que sim, sou bonita e inteligente.
    Até hoje, tenho esses amigos, que me ajudaram a sair do escuro, perto de mim.
    Só conheci a psicóloga no último ano do ensino médio, mesmo assim foi muito útil. Afinal, ainda tinha certo medo de me relacionar com novas pessoas, não gostava de ouvir elogios (chegava a sentir incomodo) e ainda não conseguia recuperar minha auto-estima nas notas.
    Mas deixei, e ainda deixo a vida levar e assim tentando ser feliz, outra vez.
    What doesn't kill you makes you stronger
    (O que não te mata, fortalece)

    ResponderExcluir
  8. pessoas que pratica bullying, é porque um dia já sofrerão do mesmo causo, triste historia pená que e realidade,queria morar em um país onde não existisse preconceito com ninguem, bullying e proibido mais ninguem dá a mínima para isso...até quando o mundo vai aguentar tais coisas

    ResponderExcluir